O artista “competente”

Calma, pessoal. Faz de conta que tá tudo bem!!!De rótulos a música está cheia, mas a verdade é que, com a mistureba de sons, rotular uma banda ou um artista pelo estilo musical é quase sempre uma roubada.

Por estes e outros motivos, prefiro classificar a música como boa ou ruim. Mas, vira e mexe, acabo sendo apresentado a artistas que não entrariam em nenhuma dessas duas categorias. São os ARTISTAS COMPETENTES.

Para traçar o perfil, podemos tomar uma “banda competente” como exemplo. O vocalista é afinadíssimo. Seus colegas de banda são invariavelmente ótimos instrumentistas. Tocam muito bem, dominam seus instrumentos etc. Juntos, são sempre entrosados e a música flui bem, sem erros. As músicas são boas, as letras são ok. E os arranjos não decepcionam: as canções saem redondinhas, sem breguices nem exageros. Ou seja: é uma puta banda, não?

 Não. São apenas uma “banda competente”.

 O que diferencia um puta artista de um apenas competente é que o segundo tem quase tudo o que é necessário para cativar. Mas esse quase não vem de jeito nenhum. Trata-se de um único ingrediente numa receita que podia muito bem dar certo, mas não dá. E esse condimento pode vir de várias maneiras: carisma, criatividade, versatilidade ou alguma outra coisa. Às vezes o que falta é mesmo uma pitadinha de alma e coração. Em certos casos nem isso: uma camadinha de guitarras a mais ou de cordas a menos resolveria o problema. Muitos desses artistas competentes parecem ótimos até o momento em que você percebe que ele parece feito em laboratório.

E o destino de muitas dessas bandas é tão previsível quanto sua fórmula: como fazem um som muitas vezes agradável, atraem como fãs todo tipo de desavisados, inclusive aqueles que tentam fugir de lixos como funk carioca, sertanejo de butique e pagode. Vendem bem, mesmo não sendo campeões de vendas, mantêm uma carreira estável e previsível e fica tudo naquela pasmaceira até que a banda, por algum motivo, acaba.

Evidentemente, uma ou outra consegue se diferenciar por algum motivo. O exemplo mais emblemático é do 10.000 Maniacs, que conseguiu se virar bem enquanto manteve a ótima vocalista Natalie Merchant. Depois disso, desceram celeremente a ladeira e vivem hoje de uma regravação do Roxy Music.

A lista de bandas e artistas “competentes” é extensa, mas seguem alguns deles: Wallflowers, The Corrs, Matchbox 20, Dave Matthews Band etc… Alguém lembra de mais algumas?

Anúncios

Tags: , , ,

4 Respostas to “O artista “competente””

  1. Amato Says:

    Essa é a sua lista de “competentes”?
    Fala sério, Fabião…essa aí podia ser, no máximo, a das bandas mais insossas de todos os tempos…
    Que tal REM, Nada Surf, Foo Fighters…
    Abs

  2. Fábio Mendes Says:

    Tá louco, Amato?

    Foo Fighters pode até entrar nessa lista. Mas REM e Nada Surf não são “competentes”, são bandas foda!! Ainda mais ao vivo!!!!

    E essa lista de “competentes” que fiz são de artistas insossos, mesmo. Tipo o Jack Johnson. Mas podemos criar outras categorias, também: um bom exemplo seriam dos artistas “bunda”, que estão um degrau abaixo. Daí entram os piores: John Mayer, James Taylor, etc.

  3. Érica Says:

    REM não é apenas uma banda competente. Está na categoria logo acima, de bandas excelentes. Também gosto de Jack Johnson. Agora, concordo quanto a algumas outras que vc citou. Ah, tem aquela também que parece o Corrs, o Six Pence, é isso? Beijo.

  4. Aline Says:

    Oi Fábio!
    Obrigada pela visita no Dérreal!
    Quanto às bandas competentes X foda, acho que o que acaba determinando é o gosto pessoal mesmo… E eu acho que esse é o grande barato da música! Sempre vai ter alguém que acha aquele som maravilhoso, mesmo que a crítica (ou o vizinho) digam que é chato ou ruim.
    Apareça mais vezes!
    Beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: