CTRL+C, CTRL+V

Deu no Comunique-se:

A reportagem de capa da edição de 22/04 da revista Veja traz uma matéria coordenada muito parecida com um artigo, publicado quase um mês antes, pelo jornal americano The Wall Street Journal (WSJ). Tanto a estrutura como trechos do texto são idênticos. Questionada pelo Comunique-se, a repórter Gabriela Carelli negou a ocorrência de plágio.(…)

A matéria em questão foi publicada num box com o título de “Genes no combate ao crime”. Ela trata da utilização de traços genéticos na elucidação de crimes, mesmo tema do artigo “Descrevendo um ladrão: genes traçam aparência de suspeitos”, publicado pelo WSJ em 27/03.

O texto do site, na íntegra, está aqui. É preciso ter cadastro no site.  http://www.comunique-se.com.br/conteudo/newsshow.asp?menu=JI&idnot=51895&editoria=8

 Entre outras barbaridades supostamente cometidas pela Veja, o Comunique-se cita pessoas que não foram entrevistadas pela revista, mas são citadas como se assim o fossem. Algo realmente lamentável.

 Evidentemente, tal bola fora será utilizada pelos defensores do governo Lula como um argumento para desqualificar matérias feitas ao governo federal. Em parte, essa turma tem razão, já que a revista tem se notabilizado por críticas rasteiras, notícias sem fundamento e outras atitudes vergonhosas. Mas o buraco é mais embaixo: em primeiro lugar, porque erros da Veja, da Folha de S. Paulo ou qualquer veículo de comunicação não podem dar respaldo para irregularidade de governo algum. Além disso, o método utilizado pela revista semanal mais vendida do País soa não como um ato falho em uma revista respeitável, mas como prática corrente, inclusive na imprensa brasileira de forma geral.

Eu, por exemplo, perdi a conta de quantas vezes vi meu texto ser copiado, ipsis literis, em matérias de jornais, revistas e em notas de televisão. A situação, infelizmente, não é para rir nem tirar sarro.

Anúncios

Tags: , , , ,

4 Respostas to “CTRL+C, CTRL+V”

  1. josue mendonca Says:

    humm, então eles deram o velho jeitinho brasileiro….

  2. ro Says:

    Muito grata pelas visitas e comentários. Abraço

  3. Moi Says:

    Também voto pela prática corrente na imprensa em geral. Quando eu morava no interior, chegava a ser ridícula a forma como jornais locais copiavam integralmente matérias de revistas de circulação na capital. Como uma boa pentelha que sou, denunciava tudo hehehehe…. mas como sabemos, isso não se restringe a veículos de comunicação menores. Lamentável.

  4. rnt Says:

    ai, a veja… :/
    link da fota q vc gostou: http://www.flickr.com/photos/snorkie-twist/832817558/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: