Classificados musicais*

Uma das coisas mais curiosas da música são as “bandas de classificados”. Um grupo de amigos precisa de um baixista e anuncia no jornal. De repente, um bando de malucos aparece em busca da vaga, como se fossem office-boys em uma agência de emprego ou executivos em um disputado processo de seleção. Mais pitoresco ainda é quando um único sujeito resolve contratar a banda inteira por este meio. O curioso é que, muitas vezes, a banda faz sucesso.

Com certeza, este foi o recurso utilizado por algumas gravadoras para recrutar artistas que compõem a dita “Nova MPB”. Nova só no nome, pois a música que essa galera jovem e descolada faz é tão mofada quanto as músicas do Vicente Celestino, com a diferença que este ao menos era um cantor e compositor honesto. O que temos hoje são cópias deslavadas de artistas consagrados pelo público, pela crítica ou pelos dois. E tome clones de Jorge Ben, Tim Maia, Djavan, Clube da Esquina e quetais. Alguém aí falou em Música Pastiche Brasileira?

São tantos que não deve ter sido difícil recrutá-los. Bastou soltar uns anúnciozinhos em algum Primeiramão da vida. Rápido, fácil e barato. Dá pra imaginar alguns dos anúncios:

PROCURA-SE – Afro-americano orgulhoso de sua negritude, com cabelo estiloso, para cantar, tocar e compor. É imprescindível discurso fechado de louvor à música negra norte-americana e, principalmente, à brasileira. Testes de aptidão incluem questões sobre a discografia da Banda Black Rio e a contribuição dos mesmos para a Nova MPB. Mande um e-mail para jorgebenémeupastor@querosertim.com.br

MUSA GAY – Procuramos mulher corajosa, evoluída e de voz tão forte quanto seu temperamento para se tornar uma estrela folk brasileira. Damos preferência para lésbicas e bissexuais, não necessariamente nesta ordem. Importante alardear sempre que possível sua posição sexual e usá-la como escudo contra críticas musicais. Mande carta para rua das bolachas s/n, Campo Largo.

ARTISTA SENSÍVEL – Queremos contratar cantor e compositor que seja fã do Djavan para compor doces canções acompanhadas de letras ininteligíveis, mas repletas de insípidas citações artísticas. Discurso marcado por loas às mulheres, engajamento social e cabecice caetânica são requisitos aceitáveis. E-mail para meame@soulegal.com.br.

RIPONGA – Jovem, esta é a sua chance! Queremos cantor e compositor que adora curtir a natureza, o reggae e seus subprodutos – incluindo a maconha. Gravamos músicas cheias de menções a cachoeiras, praias, Jah e críticas ao sistema. Exigimos traje de gala – camiseta estampada com coqueiros, folhas de maconha ou frases de Bob Marley e bermudão de praia. Chapéus de palha são uma boa alternativa aos dreadlocks. Telefone… qual era o número mesmo?

SOBRENOME – Aceitamos filhos de artistas famosos para seguir os passos dos pais, com ou sem o sobrenome-grife. Negue semelhanças do seu estilo com o de seus progenitores. Experiência anterior na música, mesmo em carreira infantil, contam pontos. Peça para o seu pai, digo, empresário, nos procurar.

* Texto antigo (já postado em site de um amigo) que encontrei dia desses perdido no meu computador

Anúncios

Tags: , , , ,

5 Respostas to “Classificados musicais*”

  1. rubs trol Says:

    Ai mermao concordo com voce.Musica popular bostal isso sim.

  2. Maitê Says:

    cara, tu é véio mesmo. ahahahah Eu não me lembro do fato, pois tinha dois anos. Mas minha mãe lembra da guriazinha. Ela ficou 60 horas sendo observada pelas câmeras. Um horror.

    Bah, quanto ao texto, realmente é bem isso a música no Brasil. Só tem chance quem é enlatado e segue uns padrãozinhos.

  3. Érica Says:

    Gostei muito do texto. E não aguento estas cantoras da nova MPB, todas com mesma voz, mesma cara, mesmo jeitinho, muito enlatadas. Abro exceção para uma que, claro, se inspira em velhas fórmulas, mas que creio que é boa e tem algo de original, a Roberta Sá.

  4. hiran Says:

    tem uma letra das velhas virgens que fala sobre isso tbém…

  5. Amato Says:

    hahahahahaha….
    Muito bom, Mendes.
    Eu fiquei aqui imaginando como seria um anúncio para um Emo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: