Quero ser importante!

Tem certas coisas que não entendo e pelo visto nunca vou entender. Uma delas é essa paranóia com a porra da gripe suína. Ok, tem gente morrendo no mundo inteiro, descolar a vacina é um parto etc. Mas vejam só, crianças: dos dez mil casos já descobertos no mundo inteiro, menos de dez são do Brasil. Mortes, nenhuma até ontem (me corrijam se alguém já tiver morrido). Por que tanto desespero?

Quer ficar apavorado de verdade, mané? Então vão aí alguns dados bem mais sólidos: só na Bahia, já foram notificados quase 70 mil casos de dengue este ano (nem todos confirmados). E mais de 50 pessoas já bateram as botas (infelizmente, Carlinhos Brown, ACM Neto e Cláudia Leitte não integram a lista). Para piorar, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Acre, Goiás e Espírito Santo também sofrem com a explosão de casos da doença. No Rio de Janeiro e São Paulo, estados mais ricos do País, rola uma epidemia todo ano. Mas claro, tem muito mais glamour ter medo de uma doença que se espalha nos EUA e Europa.

Sei lá, acho que é uma mania de grandeza, mesmo. No fundo, o povo nem está com medo, e sim com uma vontadezinha mal disfarçada de fazer parte do mundo civilizado. De dizer que temos os mesmos problemas que os países ricos. Já percebeu que as pessoas enchem a boca pra falar que “fomos afetados pela crise?” Em 1999, quando os emergentes foram os principais afetados, ninguém tinha esse orgulho…

Claro que o governo federal tem culpa no cartório. Lula dá muito mais ênfase pra gripe suína porque, se a doença aportar por aqui, não será culpa nossa. Afinal, ela se espalhou pelo mundo. Já a dengue…

Essa histeria com a gripe suína não é muito diferente de quando explode alguma guerra mundo afora. As pessoas no Brasil vivem se perguntando sobre os riscos de o Brasil ser envolvido, ou de sermos atacados. Gente, acorda!!! Vocês fazem idéia de quanto custa um míssil? E pra lançá-lo? Alguém seria louco de rasgar dinheiro e perder tempo explodindo uns merdas como nós?

Anúncios

Tags: , , , , ,

3 Respostas to “Quero ser importante!”

  1. Maitê Says:

    Cara, e aqui no RS, o povo tá morrendo de medo da Febre Amarela. Deu um surto, inclusive. E na Bahia, além da Dengue pegando, eles estão passando por uma epidemia de Meningite.
    A minha teoria é simples sobre o caso. É tudo contrato farmacêutico. Não tem gripe nenhuma. Tudo invenção para vender remédio.

    Abs

  2. josue mendonca Says:

    cara, acho que rola essa ”vontadezinha mal disfarçada ” mesmo..
    não só com relação a fazer parte do mundo civilizado, mas tb,acho, que aquela coisa de ”tb somos globalizados”,….nem que seja pra pegar doença…
    abraço!

  3. Patricia Says:

    Entendo perfeitamente o seu comentário e acho que em parte tem razão. Não podemos simplesmente fechar os olhos para as epidemias de dengue que anualmente ocorrem e para a recente epidemia de febre amarela (que esta sim matou muitas pessoas, inclusive dentro do nosso estado).
    Entretanto não podemos confundir alho com bugalho. A gripe H1N1 (antiga gripe suína) tornou-se uma pandemia e, naturalmente isso assusta a todos. A sua trasmissibilidade (assim como a de outros vírus causadores de gripe) é muito alta e, como existiram casos de óbitos relacionados, nada mais natural haver preocupação. Felizmente no Brasil não existiram casos que evoluíram mal, talvez por já estarmos preparados e, o mais importante, informados sobre ela.

    Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: