Shrek Terceiro e Fiona

Tenho sérias restrições ao pessoal do PT. E não tenho dúvidas que algum espertinho realmente imaginou: “puxa vida, de repente seria uma boa tentar um terceiro mandato para o Lula”. Até acho que esse espertinho tenha falado sobre a idéia genial para alguns amigos, que também curtiram o negócio. Mas duvido que tenha ido muito além disso. Isto posto, digo que me incomoda bastante a enxurrada de matérias sobre o assunto, como se não tivesse nada mais importante para enfocar no noticiário.

As reportagens sobre as “manobras para emplacar um terceiro mandato” (ou algo que o valha) têm um indisfarçável tom de factóide. Não há nenhum debate sobre o assunto. Ninguém faz nenhum tipo de articulação no Congresso. Nenhum documento bombástico ou gravações a respeito vieram à tona. De onde eles tiraram essa idéia, então? Claro, do próprio Lula, que nega o interesse. Mas depois os jornais estampam: “Lula nega terceiro mandato”, como se tivesse sido pego com a boca na botija e tentando se desvencilhar.

No dia 20, o jornal “Estado de S. Paulo” enfocou o assunto de novo. Em Pequim, questionou Lula que, claro, negou. Mas para não cair na mesmice, o jornal vinculou um outro assunto a este, de forma um tanto heterodoxa: a doença da ministra Dilma Roussef, desde já candidata à presidência pelo PT para 2010. Veja como ficou a chamada no site do jornal.

Mas não aprendeu ainda a fazer círculo? 

Curioso, né? “Lula nega 3º mandato – ‘Dilma está bem’”. Ou seja: a Dilma não vai piorar, logo será nossa candidata. Por isso, não preciso me candidatar pela terceira vez. A chamada faz crer que o PT apenas desistiu do terceiro mandato porque teria encontrado a candidata perfeita. Incrível como a imprensa consegue dar vida a um assunto inexistente.

E, com a mesma habilidade, deixa outros casos morrerem. Vide a própria reeleição, em 1998, e as acusações de compra de votos para a aprovação do mesmo.

Em tempo: tanto PT quanto PSDB não têm candidatos viáveis, apenas prováveis. Emplacar Dilma será tão duro quando emplacar José Serra. A briga vai ser feia entre os dois. Tão feia quanto eles próprios.

Anúncios

Tags: , , , , , ,

3 Respostas to “Shrek Terceiro e Fiona”

  1. Evaldo Novelini Says:

    Acho a Dilma mais bonita que o Serra…

  2. josue mendonca Says:

    cara, sua observação foi certeira!
    eu acho curioso como os jornais transmitem mensagens nas entrelinhas, simplesmente pela forma como ajustam as frases..
    pela forma como foi colocado, realmente passa a imagem de que o único “adversário” do PT na disputa pelo próximo mandato é o próprio PT (na figura da doença). Sugere-se de forma muito sutil que não há forças sociais e políticas fora do âmbito do PT à altura de oferecer uma outra proposta, uma outra política para o Brasil. Ou seja, o “problema” de Lula deixa de ser outros partidos, outras propostas, outros grupos de poder. O “problema” de Lula passa a ser a doença de Dilma, que é usada como o substituto simbólico perfeito de qualquer outra força ameaçadora, agora esvaziada. É como se um lutador de boxe, às vesperas de uma grande luta, fosse pra imprensa e começasse a questionar a qualidade das luvas que usa. a comparação guarda suas diferenças… mas, em ambos o casos, há a intenção de se deslocar o foco de atenção do adversário para algo que faz parte ou está sob controle daquele outro.
    É com a doença de Dilma que Lula “mede” forças. Só que no final dessa luta, não existe perdedor.

  3. Ricardo Rayol Says:

    Na minha humilde opinião essa estória tem o dedo da oposição para fazer marola ou algo assim. Volta e meia resurge das cinzas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: