Mais tensão, menos política

Este cara sim é workaholic. O resto é conversa!

“Guerra ao Terror” é um dos filmes indicados ao Oscar. Campeão de indicações (nove, o mesmo número de “Avatar”), o filme corre o risco de ficar de fora da disputa por conta de alguns vacilos de um dos produtores, Nicholas Chartier, que andou fazendo lobby escandaloso pelo filme.

Se isto realmente acontecer será um pena, pois este é um trabalho que joga uma lufada de ar no gênero dos filmes de guerra. Dirigido por Kathryn Bigelow, ele foge do padrão tradicional das películas sobre as guerras do Iraque e Afeganistão. Não há citações políticas evidentes e escancaradas durante o filme, não se faz defesa ostensiva ou crítica dura à intervenção norte-americana nestes países.

O filme conta a história de um esquadrão anti-bombas que atua no Iraque, às vésperas de seu retorno para casa. Um dos especialistas morre em ação e logo em seguida chega seu substituto: o maluco sargento William James, que trata de impor seu “estilo” logo no primeiro dia de trabalho.

Toda a história gira em torno do sargento James, de suas idiossincrasias e da maneira tensa com que se relaciona com os colegas de equipe. Tensão, aliás, sobra no filme, especialmente durante as missões do grupo. As cenas de ação são menos abundantes que em outros filmes do gênero, mas nem por isso o filme é morno.

“Guerra ao Terror” conseguiu um grande feito: tratar das loucuras do front sem tomar partido, coisa rara de se ver hoje em dia. Este é, disparado, o seu maior trunfo. Se o filme não for eliminado do Oscar, como se cogita, tem tudo para receber o devido reconhecimento.

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Uma resposta to “Mais tensão, menos política”

  1. kikafranca Says:

    ganhou! eba! Aliás, do que li sobre a premiação, gostei. Especialmente da premiação do argentino. O filme é ótimo, o diretor, excelente, o ator, sempre muito bom. BEijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: