Morumbi derrubará a Pauliceia da Copa 2014

Há muito tempo queria voltar a escrever sobre a escolha do estádio do Morumbi como sede paulista para a Copa de 2014. Muito tempo se passou e os fatos correram e atropelaram uns aos outros. Agora, só se fala na decisão da Fifa/CBF de que o estádio não abrigará nenhum jogo da Copa. Evidentemente, o assunto não será esquecido tão cedo, pois a repercussão continua grande. E, como não poderia deixar de ser, a imprensa esportiva tem criticado furiosamente a Fifa e a CBF pela decisão. Com isso, acho pertinente fazer algumas rápidas, mas importantes observações acerca do chororô generalizado que surgiu na imprensa paulista desde então.

A primeira delas é que choveram críticas à eliminação do Morumbi. E a principal alegação dos defensores do estádio é que, por causa disso, a cidade de São Paulo não abrigará a abertura da Copa, e talvez nenhum outro jogo. O comentário é típico de quem analisa os fatos de forma superficial e não se aprofunda nele. Ninguém percebeu que acontece justamente o contrário: a insistência em emplacar o Morumbi, sim, é que pode condenar a cidade ao ostracismo durante a Copa. E, pelo visto, é o que pode realmente acontecer, dados os atuais acontecimentos.

Quem já foi ao menos UMA vez ao estádio são-paulino para assistir a uma partida sabe que ele é horrível e mal planejado. Do anel inferior, não se vê quase nada. No anel intermediário, o que não faltam são pontos cegos. E no anel superior, só o que se vê são 25 pontinhos correndo de um lado para o outro, mal dá para reconhecer os jogadores ou mesmo o trio de arbitragem.

Como já tinha visto jogos no Pacaembu e Palestra Itália, estádios com ótima visibilidade, sempre atribuí a deficiência do Morumbi ao seu tamanho imponente. Mas tive uma grande surpresa no ano passado, quando visitei o Maracanã, um estádio muito maior que o Morumbi: a visibilidade é perfeita, mostrando que o problema do estádio paulista, definitivamente, não é o tamanho.

Qualquer pessoa com um mínimo de isenção teria desconfiado que havia algo errado quando o Morumbi entregou SEIS projetos diferentes para a Fifa. Se precisaram de tantas versões novas é porque as anteriores eram defeituosas. E das duas, uma: ou os projetos previam apenas alterações estéticas ou eram faraônicas o suficiente para que todos percebessem sua inviabilidade financeira.

Não demorou muito para que alguns viessem falar em “decisão política”, ignorando o fato de o estádio ser muito ruim. Lógico que houve decisão política, já que a diretoria do SPFC anda em atrito com Ricardo Teixeira, o capo da CBF. Mas isso não muda o fato principal: o estádio não tem a menor condição de abrigar um jogo de Copa. Mesmo que a CBF defendesse com unhas e dentes o Morumbi, uma hora a Fifa perceberia o engodo e todos teriam de ceder à realidade. Antes agora do que mais tarde, quando haveria menos tempo ainda para buscar uma alternativa.

A imprensa esportiva paulista colocou venda nos olhos e agiu com parcialidade absoluta. Ninguém fez o que se espera de um jornalismo correto: apurar e analisar os fatos. Ninguém fez uma matéria isenta sobre as qualidades e defeitos do estádio, ninguém citou a ausência de estacionamentos, as péssimas condições estruturais do estádio e, o mais importante, a dificuldade financeira que o clube teria para adequar sua casa ao mundial.

Se esqueceram também que os projetos apresentados à Fifa eram apenas uma pequena variação do famigerado “Morumbi, Século XXI”. Para quem não lembra ou não sabe do que se trata, eu explicarei. O tal “Morumbi, Século XXI” surgiu no início dos anos 90 e era à primeira vista um ambicioso trabalho para tornar o local um estádio de Primeiro Mundo. Os esboços previam até a cobertura total do estádio, mas na verdade tinha como único objetivo arrecadar recursos, públicos inclusive, para fazer reformas básicas no estádio. Na época, o local sofria com graves problemas estruturais, que podiam resultar até mesmo em interdições parciais. Ou tragédias como a que ocorreu na Fonte Nova.  Na época, o clube era presidido pelo Mesquita Pimenta, aquele que depois foi defenestrado do SPFC após escândalos de corrupção.

Cansei de falar, em blogs, conversas de bar ou no trabalho, que o Morumbi é um caso clássico de estádio inviável. Tava mais que na cara que seria muito mais barato construir uma arena nova em folha que reformar o local. Mas foi preciso apresentar um estudo técnico para que alguns acreditassem. E, mesmo assim, alguns se recusam a aceitar a realidade.

E é aí que entram os deturpadores da verdade, gente que só se importa com o próprio benefício. Essas pessoas quiseram colocar o Morumbi na Copa a qualquer custo, sem se importar com a cidade de São Paulo, que é o que realmente importa. Quando perceberam que o Morumbi não teria muita chance, tentaram adiar o fim melancólico, cientes de que quanto mais insistissem, menos tempo haveria para apresentar uma segunda opção. Insistiram ao máximo no seu estádio para inviabilizar todas as outras alternativas.

E para quê? Para prejudicar a cidade de São Paulo e posarem de vítimas. Então, quando Belo Horizonte ou Brasília fossem anunciadas como local de abertura, eles iriam espernear e alegar que a CBF destruiu os sonhos de São Paulo.

Mas quem analisou o caso desde o início sabe que não é verdade. Os dirigentes do São Paulo Futebol Clube sabotaram a cidade para fazer valer seus interesses. Já que eles não conseguiram seu principal objetivo (obter recursos públicos para reformar completamente seu estádio), se contentam em tirar a Copa da cidade.

Tudo seria diferente se os responsáveis pela escolha do estádio tivessem tomado uma posição firme e dissessem, desde o início, que o Morumbi não tinha condições de receber a Copa. Porque então procurariam uma alternativa viável em tempo hábil. Agora, pode ser tarde demais.

Obrigado, dirigentes do São Paulo Futebol Clube. Graças a vocês, a maior cidade do país pode ficar fora da Copa!

Anúncios

Tags: , , , , , ,

9 Respostas to “Morumbi derrubará a Pauliceia da Copa 2014”

  1. marques Says:

    Engreaçado, eu ja fiu muitos jogos no Morumbi e não vejo isso que vc está falando. Ma s agradeça mesmo ao Sao paulo pois com certeza vc deve ser um “corinthiano esclerecido” e na verdade que r dinheiro publico para o corinthians. Não basta vcs quebrarem dois bancos, uma empresa americana de previdencia e agora a mafia russa. Corinthianos, palmeirenses e outros, prestem atenção:VOCES NÃO TEM MORAL ALGUMA PARA TECER QUALQUER COMETÁRIO SOBRE O SPFC.
    E a cidade deveria agradecer mesmo se ficar fora da copa, pois vc acha que haverá algum beneficio para nós alem de pagar impostos? Meu, vc é muito bobo mesmo.

    • Fábio Mendes Says:

      Em primeiro lugar, não sou corintiano. Seu comentário, sem sequer saber para qual time torço, mostra o óbvio: você não tem contra-argumentos, só fala desse negócio de “dar estádio pro Corinthians” sem parar para pensar no que isso quer dizer. Frase pronta, vazia e que é usada apenas porque não tem nada a dizer.

      Quanto a São Paulo não ganhar nada com a Copa, é só ver a quantidade de obras do transporte público previstas por causa da Copa. Sem falar na geração de empregos, turismo etc.

  2. Rodrigo Says:

    Caro Fábio,

    O comentário geral dos jornalistas que cobrem a Copa de 2010 é que no Soccer City, estádio que sediou a abertura e onde será jogada a final, existem tantos pontos cegos quanto no Morumbi. Outro ponto levantado é o fato de muitas exigências feitas ao Morumbi não ocorrerem em nenhum dos estádios da África do Sul.

    A CBF não quer a Copa no Morumbi? Beleza, mas não botem a culpa no nosso estádio. A maioria dos estádios está só no projeto. Vamos ver quando ficarem prontos se terão a estrutura que o Morumbi já apresenta hoje, antes das reformas necessárias.

    • Fábio Mendes Says:

      Rodrigo, você tocou num ponto importante. Não me lembro dos comentários sobre pontos cegos no Soccer City, mas me chamou a atenção o fato de haver um estádio sem nenhuma cobertura nesta Copa, enquanto há tantas exigências para os estádios brasileiros. Nisso concordo plenamente com você.

      Quanto aos estádios que ainda não estão prontos, imagino que é apenas questão de tempo. O grande problema em relação ao Morumbi é que se trata de um estádio particular. O SPFC é que tem de se virar para conseguir os recursos, o que ficou inviável pelo custo da reforma. Aliás, este problema também deve acometer o Atlético-PR e o Internacional, que igualmente não têm grana para bancar uma reforma.

  3. Tweets that mention Morumbi derrubará a Pauliceia da Copa 2014 « Ora, Pílulas! -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by Hiran, Fábio Mendes. Fábio Mendes said: Enfim, o texto sobre a exclusão do Morumbi da Copa 2014. http://tinyurl.com/27aynnz […]

  4. Marcos Says:

    Legal ein, interessantes mesmo.

    O texto ficaria melhor só se você procurasse se informar sobre o que escreve aí iria ficar show.

    Ou mesmo saber o que está falando, já ajuda.

  5. Marcos Says:

    Amigo,

    Veja o link a seguir e perceba que é praticamente igual o seu:
    http://www.copa2014.org.br/blog/tira-teima/wp-comments-post.php
    Gostaria de saber quem copiou de quem???
    Que coisa feia hein……

    • Fábio Mendes Says:

      Marcos

      Já tinha visto o texto ontem mesmo, no dia em que o senhor Rodrigo Prada o postou, copiando vergonhosamente vários trechos do meu texto. Se olhar melhor na caixa de comentários, verá que há comentários do dia 20. Ou seja, antes de o senhor RP postar seu (?) texto, o que confirma o plágio.

      De qualquer forma, obrigado pelo alerta!

  6. kikafranca Says:

    Seu texto plagiado mostra duas coisas: você é bom e o jornalismo esportivo está vergonhoso. Agora quem tem chance de sediar alguns jogos da Copa é o Palestra. Vamos ver o que será feito por lá. Beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: